quarta-feira, 7 de outubro de 2009

CPqD International Workshop: New Architectures for Future Internet



Aconteceu de 23 a 24 de Setembro de 2009 no CPqD em Campinas, SP, o Workshop Internacional: New Architectures for Future Internet. O evento fez parte do ciclo de eventos 2009 do CPqD e contou com apresentações de pesquisadores do Brasil e exterior. As apresentações feitas pelos palestrantes podem ser obtidas no site do evento: http://www.cpqd.com.br/futurodainternet/.

Tânia Tronco apresentou as pesquisas em andamento no CPqD. O Projeto ARCMIP visa a definição de novas arquiteturas para comunicações móveis sobre IP. Uma visão top-bottom centrada em conteúdo, usuários e objetos é adotada.

Serge Fdida da Université Pierre & Marie Curie, LIP6 Paris, França, discutiu sobre a importância da experimentação no desenvolvimento da Internet do Futuro, destacando a proposta OneLab para integração de test-beds em nível global. Os conceitos de federação de recursos e de virtualização foram discutidos. Detalhes de como lifar com a federação de recursos heterogeneos de diversos test-beds de nacionalidades diferentes foram apresentados.

Hiroaki Harai apresentou o projeto Akari e sua visão para a Internet do Futuro, que é chamada por eles de New Generation Network (NwGN). O projeto Akari possui núcleo de rede óptica WDM/OTDM e é baseado em três princípios básicos de projeto: Inclusão de Diversidade, Redes Sustentáveis e Evolucionárias e Conectividade com o Mundo Real. O projeto argumenta que as NwGNs terão que ter capacidade 1000x maior que a atual: 1 Peta-bps no backbone, 10 Gbps FTTH no acesso, de acordo com medições feitas no principal backbone do Japão.

Michael Stanton da RNP apresentou a direção a ser tomada pela rede brasileira tendo em vista a experimentação de propostas para a Internet do Futuro. Nilo Pasquali da ANATEL apresentou a agenda e foco do recém criado FGFN - Focus Group on Future Networks da ITU-T.

Nenhum comentário: