segunda-feira, 7 de julho de 2008

Jürgen Schmidhuber Home Page


Minha dica para quem trabalha com Inteligência Artificial é a página do condecorado pesquisador alemão Jürgen Schmidhuber. O site em si já é muito legal, pois foi desenvolvido utilizando-se o que Jürgen chama de Fibonacci Web Design. O autor comenta sobre suas áreas recentes de pesquisa, que incluem:

1) Redes Neurais Recorrentes (RNN - Recurrent Neural Networks), que usam Algoritmos Genéticos para mutar neurônios. Jürgen trabalhou com estes algoritmos quase que ao mesmo tempo que Dirk Dickmanns and Andreas Winklhofer, considerados os pais dos AGs;

2) Máquinas de Gödel - São máquinas resolvedoras de problemas universais que auto evoluem de forma provavelmente ótima. Um computador que muda o seu código sozinho. Ficou curioso?

3) Resolvedor de Problemas Ordenados Ótimo (OOPS - Optimal Ordered Problem Solver) - Resolve um problema após o outro, através da busca de programas ótimos. Segundo o autor, o OOPS é bias-optimal e mais eficiente que os Algoritmos Genéticos.

Além de páginas interessantes sobre estes assuntos, Schmidhuber comenta sobre Alan Turing (Pai da computação teórica); Konrad Zuse (Será que o Universo não é um conjunto de programas executando em um computador absurdamente capaz?); e Gottfried Wilhelm von LEIBNIZ (Inventor da Aritmética Binária e do Cálculo). Vale a pena conferir.

Nenhum comentário: